segunda-feira, 28 de setembro de 2009

“O Poder de Superar Grandes Medos”

“O Poder de Superar Grandes Medos”

Há algum tempo atrás meu herói favorito, Hal Jordan, o Lanterna Verde foi destruído. Não ele não morreu e voltou como todos os outros (bem, ele fez isso, mas não é disso que estou falando), os roteiristas da época decidiram transformar Jordan em um vilão. Na época, e até sua reconversão para o lado dos heróis, eu fiquei revoltado: como podiam transformar um dos maiores e melhores heróis do mundo em um vilão? Como podiam transformar um símbolo como Hal Jordan em ícone do lado mal? Como poderiam transformar O Lanterna Verde em vetor do medo? Na época eu realmente fiquei revoltado, mas hoje (depois de o caso todo resolvido) eu vejo que Hal Jordan precisava do Parallax, e vou explicar por que.
De que um Lanterna Verde é feito? Porque eles são escolhidos? O que significa aquele símbolo no peito deles? Essa resposta todos sabem: Lanternas Verdes são escolhidos pela força de vontade e coragem. Mas o que é coragem?
A maioria das pessoas acredita, erroneamente, que coragem seja nada mais do que a capacidade de não sentir medo. Esse conceito esta muito longe da realidade, pois a ausência de medo pode ser classificada de varias formas (temeridade, tendências suicidas, idiotice...), porém nenhuma delas é coragem. O medo é uma reação natural frente ao perigo, assim como a dor é o aviso de seu corpo que há algo errado.
Não: coragem não é ausência de medo. É algo muito maior, muito mais complexo, algo que exige muito mais esforço e força de vontade e, exatamente por isso, muito mais admirável.
Coragem é o poder de superar grandes medos. É você ter o medo, o sentido de que algo está errado, de que você esta em perigo, e mesmo assim domá-lo, superá-lo, ter a capacidade de agir com clareza. E para isso, para se libertar de um dos jugos que mais atormenta o ser humano, é preciso uma força de vontade imensa, quase incomensurável.
E é disso que são feitos os Lanternas Verdes, mas especificamente O Lanterna Verde Hal Jordan: Força de Vontade para Superar Grandes Medos. Jordan viu seu maior medo se concretizar em sua frente: seu pai e maior herói morreu em um acidente de avião enquanto Hal, ainda criança, estava o vendo pilotar. Ele viu o maior medo de sua vida virar realidade de repente em um turbilhão incandescente de aço retorcido, e superou. Ao invés de tomar trauma de aviões ou coisa do gênero (como era de se esperar), Hal Jordan se tornou piloto das forças aéreas. Como já tinha superado o maior de seus medos, superar os outros era relativamente fácil.
E quando pareceu que não havia nada mais na Terra para amedrontar Hal Jordan, uma nave caiu do céu, tal qual a do seu pai cairá um dia, para novamente mudar sua vida. Abin Sur transmitiu o legado de Lanterna Verde para Hal Jordan. Então lá estava nosso herói novamente enfrentando um dos maiores temores da humanidade: o desconhecido. Hal Jordan, o agora Lanterna Verde do setor especial 2814, conheceu os confins mais obscuros do universo e suas mais diversas raças, enfrentou os mais inimagináveis perigos.
Pode-se até alegar que ele não temeu, mas estaríamos mentindo, pois ele temeu (e isso é mostrado no quadrinho), como qualquer pessoa no mundo ele temeu. Mas o que o diferencia das demais pessoas, o que sempre o qualificou como maior dos Lanterna Verdes foi o seu auto controle, a sua força de vontade para superar esses medos. Lanterna Verde enfrentou, e venceu, antes de cada desafio, o medo que ele poderia sentir dele, com o medo vencido, o desafio em si era simples.
Porém chegou ao ponto onde nada mais era capaz de colocar temor em Jordan e foi nesse exato momento que surge Parallax.
Parallax é o medo encarnado e chegou à conclusão, um tanto quanto lógica, que se a maior das forças de vontades tombasse perante seu poder, ninguém o poderia deter. Porem não era tão simples derrubar uma vontade como a de Hal Jordan, para essa missão impossível Parallax foi paciente: ele se instalou aos poucos em Jordan e esperou o momento certo. E ele veio. Durante o arco “O Retorno do Superman”, Coast City, a cidade do Lanterna, é destruída e então Parallax viu o momento perfeito para que o medo tomasse conta dele: ele havia falhado! Mesmo sendo o protetor e a lei de todo um setor do universo, mesmo tendo a arma mais poderosa do mundo no dedo, mesmo sendo o melhor dos Lanternas Verdes, ele não foi o suficiente, deixou que a sua cidade natal, que todos que ele mais amava, morressem. Ele falhou pifiamente na hora em que foi mais necessário. E quando ele tentou usar seu poder para reconstruir o que perdeu, seus superiores lhe repreenderam.
Essa deixa foi mais que necessário para o medo dominar o Lanterna Verde. Parallax foi esperto o suficiente para se manter incógnito, para não passar da voz interior que incentivava e sugestionava as ações, para deixar Jordan achar que estava no controle. Pode-se até se questionar se Hal Jordan virou realmente um vilão (vide Zero Hora e A Noite Mais Densa, dentre outros), mas esse não é o assunto aqui. Quero pular a fase Parallax direto para volta triunfal de meu herói.
Pelas mãos do brilhante Geoff Johns, Hal Jordan voltou a ser o Lanterna Verde. Para tanto Johns fez que Parallax cometesse o único erro que Jordan necessitava: Parallax se tornou soberbo a ponto de deixar Jordan saber quem ele era, que era ele quem havia controlado o ex-Lanterna todo aquele tempo, que era o medo encarnado... Nesse exato momento a batalha de Parallax foi perdida.
Por mais tempo que Hal Jordan estivesse sob o jugo de Parallax uma coisa não podia ser mudada: ele é o maior dos Lanternas Verdes, ele é a vontade inexpugnável, ele tem o poder de superar grandes medos. Hal Jordan, O Lanterna Verde do setor 2814, provou ser o maior de todos Lanternas ao sobrepujar pessoalmente a encarnação do medo. Assim como o fato de não temer nada foi a derrocada do Lanterna, a sua volta foi lembrar a todos o que é ter coragem, o que ser um Lanterna Verde: TER A CAPACIDADE DE SUPERAR GRANDES MEDOS!
Por isso que eu digo que Jordan precisava de Parallax para trazê-lo de volta: somente o maior dos medos poderia forçar a volta do maior dos Lanternas, o único capaz poderia sobrepujá-lo. Antes de finaliza eu quero citar uma frase de Oliver Queen, o Arqueiro Verde, em uma das aventuras da Liga: a Liga da Justiça estava lutando contra uma versão extremamente poderosa (poderosa o suficiente para por medo no Superman) de um meta-humano capaz de dominar corpos, chamado Jericó; Ele que tinha dominado o Lanterna Verde e estava vencendo facilmente o resto da Liga, quando de repente o corpo do Lanterna para bruscamente e Jericó começa a ser expulso por Hal Jordan, que sobrepuja o poder de Jericó somente com sua força de vontade. Ao ver a cena a Moça-Gavião pergunta: “What the hell is happening?” (O que raios está acontecendo?) e o Arqueiro responde, com um certo orgulho: “Watch and learn, girl. That’s up there is Hal Jordan!” (Observe e aprenda, garota. Aquele lá em cima é Hal Jordan!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário