sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Eu Já Sabia

Eu Já Sabia

Sejamos francos: por mais que os Estados Unidos da América tenham causado inúmeros problemas para sociedade e para humanidade ao longo dos últimos séculos, nem tudo que vem de lá é ruim, na verdade eles proporcionaram certas coisas que se tornaram vitais para o mundo. É algo que muitas pessoas tentam ignorar ou até negar, mas no fundo é impossível: é só pensar que o computador como nós o conhecemos é uma invenção norte-americana. Outra coisa que tenho que ressaltar antes de entrar no assunto principal é que podemos até dizer que os norte-americanos têm todos os defeitos do mundo (e vários deles os têm), mas temos que admitir seu patriotismo que beira (ou mesmo ultrapassa) o ufanismo (não que isso seja essencialmente uma qualidade).
E esse país que por décadas vem ditando os rumos do mundo, povoado por patriotas ufanistas, tem como símbolo maior duas figuras lendárias, míticas e mitológicas: Capitão América e Superman. Eles foram feitos para ser a encarnação do ideal norte-americano da época em que foram criados. Ambos super-fortes, inabaláveis, invencíveis, brancos de olhos azuis, convictos, intocados pela culpa em qualquer nível, leias... O Capitão ainda é mais obvio: seu uniforme é praticamente a bandeira do E.U.A., é loiro dos olhos azuis, é do exercito, isso sem falar no seu codinome Capitão América. Eu posso até ver a rotina dos dois quando não tem que salvar o mundo: logo pela manha canta o hino enquanto esperam seu bacon com ovos ficar pronto, almoçam McLanche Feliz com Coca-Cola, tendo por sobremesa uma torta, depois de ajudar os bombeiros a tirar um gatinho do alto de uma árvore e de noite comem pizza com Coca-Cola assistindo a final do campeonato de futebol americano.
À pouco tempo atrás mataram (de novo) o Capitão América. Um publicitário amigo meu, muito inteligente, mas que não entende muito de quadrinhos, disse na época:
_Ainda bem! Já estava passando da hora. Só espero que ele não volte.
Então eu disse para ele o que todos nós já sabíamos, mas até então ninguém tinha verbalizado:
_Ele vai voltar.
O pessoal achou que fosse só provocação minha porque eu sou um DCnauta e o Capitão é um dos astros da Marvel (é o Superman da Marvel). Mas eu costumo a me colocar acima dessas segregações desnecessárias, pois antes de tudo sou um fã de HQ.
Algum tempo depois saiu a noticia de que Steve Rogers voltaria, esse mesmo amigo publicitário me mostrou um artigo mostrando que os fãs estavam preferindo o Bucky Barnes, que assumiu o manto de Capitão America depois da morte de Steve Rogers. Depois de me citar essa parte em especifico do artigo ele me perguntou “por quê?”. Eu, sem querer discutir, não lhe dei a explicação devida (mesmo porque ele já a conhecia e não queria escutá-la).
Quando tomba um grande ícone dos quadrinhos a chance de que ele volte é sempre gigantesca, mas em casos como Capitão América e Superman o retorno se faz imperativo. Como já foi citado antes, esse dois representam a alma e os ideais dos E.U.A., além de o próprio povo norte-americano, então já de se espantar que tenham morrido, mais espantoso ainda que tenha sido de modo tão simples (o Superman morreu espancado e o Capitão América morreu com um tiro de uma pistola comum no peito).
Um pequeno parênteses: é irônico pensar que durante sete décadas tantos tenham tentado matar esses dois dos modos mais complexos e mirabolantes e aqueles que tenham conseguido o tenham feito do modo mais simples e óbvio possível. Pergunto-me se alguém, até mesmo Lex Luthor, tenha pensado antes em espancar Superman até a morte. Talvez esse seja algo a se pensar, como vencer os maiores desafios do modo mais obvio. Levando os dois heróis como símbolo dos E.U.A. talvez esse seja o jeito de derrotá-lo...
Somente a morte por si só, além do jeito simples, já foram feridas profundas demais para um povo tão orgulhoso e ufanista como os norte-americanos, mas se eles não voltassem triunfante (mesmo que fugindo a regra de que todo mundo que ressurge nos quadrinhos tem que estar com um novo uniforme e mais poderes) seria um crime de lesa pátria. Foi o próprio orgulho norte-americano que foi para o túmulo, foi a ele que os tributos foram prestados e as lágrimas derramadas. Mas todos já sabiam que ele não ia ficar morto por muito tempo, pois, afinal de contas, os roteiristas também são norte-americanos e também jamais deixariam seu orgulho falecer tão facilmente. No fundo acho que a morte de ambos os heróis foi só para poder trazê-los de volta mostrando o como e quanto os símbolos do E.U.A., e por conseqüência o próprio país, são poderosos a ponto de serem capazes de vencer até mesmo a morte.
Não sou fã dos norte-americanos e isso não é mistério para ninguém, mas oxalá nós tivéssemos um sentimento de pertença tão grande pelo nosso país, pela nossa grande e soberana nação, quanto eles tem pelo deles. Talvez se tivéssemos ícones de igual grandeza... Isso me lembra uma passagem do grande Bertold Brecht, quando alguém disse “Infeliz o povo que não tem heróis” e foi a ele respondido “Infeliz o povo que precisa de heróis.”. Sei que, definitivamente, os nortes-americanos são um povo que necessitam sempre e profundamente de heróis, mas pelo menos eles os têm, mas e nós: um povo tão surrado, tão cansado de se desiludir, que (na minha opinião) precisam sim, e urgente de exemplos, de heróis, e não os têm? Seriamos nós um povo menos infeliz?
Mas estou novamente devaneando e fugindo do assunto principal que é: de todo modo esse fatos supracitados, dentre outros, me permitem dizer aqui a mesma única coisa que respondi para meu amigo quando me perguntou “por quê?”: Eu já sabia!

4 comentários:

  1. Por isso que gosto do Cap... Ele é onde eu desconto a frustração pela falta de nacionalidade brasileira! "E eu preciso de heróis sim, todos precisaremos um dia!"

    Faltam ícones próprios ao Brasil... E não me estenderei em discussões profundas o//
    Sem mais!

    ResponderExcluir
  2. Capitao Brasil?
    Eu tenho que confessar que acreditei que o Steve ia ficar morto, não pela logica e sim pela esperança de que pela primeira vez um grande heroi ia ficar morto e que as mortes nos quadrinhos iam começar a ser respeitadas. Acho que me enganei.

    ResponderExcluir
  3. Ctrl C no comentario de douglas. E ctrl V.


    -_-

    ResponderExcluir
  4. E o pior de tudo é que eu ainda tenho uma pontinha de esperança de quê isso no final seja so mais uma "pegadinha do Malandro" da marvel.

    ResponderExcluir